O OCEANO CHEGOU AO MUSEU!


23/08/2022


Coral Vivo inaugura exposição interativa no Museu de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco

A exposição, que apresenta o mundo fascinante dos ambientes coralíneos, é uma iniciativa do Projeto Coral Vivo, viabilizada com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

 

Com lindos painéis e diversas atividades lúdicas, a mostra traz a problemática da degradação marinha e sua relação direta com o declínio dos ambientes recifais no mundo, com foco na região de Pernambuco, onde o Coral Vivo tem uma Coordenação Regional liderada pelo Prof. Dr. Ralf Cordeiro, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

 

A exposição, aberta no dia 18 de agosto, permanecerá no MOUFPE até agosto de 2023 e é composta por nove módulos. No primeiro, um vídeo exibe imagens dos corais e recifes. O segundo módulo é dedicado a Pernambuco e ao célebre pesquisador francês Jacques Laborel, que trabalhou no Instituto de Biologia Marinha e Oceanografia, na década de 1960, realizando um estudo pioneiro e extenso sobre os recifes brasileiros.

 

No terceiro módulo, vídeos com imagens antigas apresentam as transformações do litoral de Pernambuco ao longo do tempo. O quarto e o quinto módulos trazem a importância dos recifes, e o sexto e sétimo são dedicados às condutas e ações de conservação dos ambientes coralíneos, além de um quiz com perguntas para o visitante responder. No oitavo módulo, são expostas amostras biológicas de seres que vivem nos recifes de Pernambuco, informações sobre a importância da conservação marinha e um painel para fotos dos visitantes com réplicas das espécies recifais.

 

“Estamos muito felizes com a inauguração da Exposição Coral Vivo. Depois de uma longa espera, desfrutaremos de um espaço de educação e interação de grande valor para nós. A história dos estudos sobre os corais brasileiros se entrelaça com a Oceanografia em Pernambuco, visto que o casal Laborel atuou em nosso Departamento em sua fundação. A chegada dessa exposição durante as comemorações dos 70 anos do Departamento de Oceanografia abrilhantará ainda mais nossas festividades”, conta o professor Jesser Fidelis de Souza Filho, diretor do Museu de Oceanografia da UFPE.

 

No nono módulo, encontramos uma novidade exclusiva da exposição no museu: um conteúdo sobre a Década do Oceano, período instituído pela ONU, que vai de 2021 até 2030 e tem como base dois temas principais: ‘A Ciência que precisamos para o oceano que queremos’ e ‘O Oceano que precisamos para o futuro que queremos’. É um módulo que ressalta os principais serviços ambientais prestados pelo oceano, como a estabilização do clima, a produção de oxigênio e o bem estar humano, além de trazer um aquário de invertebrados marinhos.

 

As visitas podem ser feitas de segunda a quinta-feira, nos períodos da manhã e da tarde e contam com apoio de monitores. O agendamento é feito através do e-mail: docean@ufpe.br e pelo telefone: (81) 2126-8225.

 

Antes de chegar ao MOUFPE, a exposição interativa passou pelo Shopping Rio Mar, em Recife, entre os dias 9 e 19 de junho de 2022. Durante o período, mais de 10 mil pessoas visitaram a mostra.

 

SOBRE O PROJETO – O Projeto Coral Vivo é patrocinado pela Petrobras, desde 2006, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos ambientes coralíneos do Brasil. Concebido no Museu Nacional/UFRJ, hoje é realizado por 13 universidades e institutos de pesquisa. Está vinculado ao Instituto Coral Vivo, que atua como coordenador executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais).

 

Além disso, o Coral Vivo integra a Rede BIOMAR, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Todos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de modo complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.

 

Saiba mais nos links abaixo:

https://jc.ne10.uol.com.br/pernambuco/2022/06/15023399-mostra-interativa-sobre-recifes-de-coral-chega-ao-riomar.html

 

https://clickrec.com.br/2022/06/exposicao-no-riomar-iniciativa-do-projeto-coral-vivo/

 

https://www.instagram.com/p/ChaAU-EuD6U/?utm_source=ig_web_copy_link

 

https://www.instagram.com/tv/Ce1x-uQgkXC/?utm_source=ig_web_copy_link

 

OUTRAS NOTÍCIAS