PROJETO CORAL VIVO CELEBRA SEMANA DO MEIO AMBIENTE COM PROGRAMAÇÃO EM DIVERSAS REGIÕES DO PAÍS


28/05/2025


Ações acontecem na Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo entre 27 de maio e 08 de junho

 

Semana Meio Ambiente

 

Em celebração à Semana do Meio Ambiente de 2025, o Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, realiza a ação “Coral Vivo Vai às Ruas”, levando conhecimento, arte e ciência a diferentes territórios com o objetivo de ampliar o diálogo sobre a conservação dos recifes de coral e da biodiversidade marinha. A iniciativa busca envolver públicos diversos na construção de uma cultura oceânica que reconheça a importância do mar para a vida no planeta e incentive atitudes conscientes no dia a dia.

 

As atividades ocorrem entre os dias 27 de maio e 08 de junho, contemplando escolas, praias, centros culturais e instituições científicas em várias regiões do Brasil. A programação também marca o Dia Mundial dos Oceanos, celebrado em 8 de junho, data instituída durante a Rio-92, no Rio de Janeiro.

 

Na Bahia, a programação começa em Porto Seguro, onde, no dia 27 de maio, alunos da Escola Municipal de Itaporanga participarão de atividades educativas promovidas em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal de Porto Seguro. Em 5 de junho, será a vez dos estudantes da Escola Municipal Alcides Faustino, no distrito de Vera Cruz, participarem de uma ação pedagógica sobre conservação marinha.

 

Já no dia 1º de junho, a cidade de Santa Cruz Cabrália recebe uma ação aberta ao público na Praia de Arakakaí, integrando a agenda oficial da  Semana do Meio Ambiente. A atividade, promovida com apoio da secretaria local, deverá incluir oficinas e atrações como um campeonato de surf. No dia 05, também em Cabrália, será promovido o Sarau Literário de apresentação do Programa Literatura Atlântica para a comunidade escolar, com a presença de autoridades locais, diretores, coordenadores, professores e alunos da rede municipal.

 

No extremo sul do Estado, na região da Costa das Baleias, o município de Prado terá dois dias de palestras, em 05 e 06 de junho, voltadas para estudantes do 9º ano sobre os efeitos do aquecimento global nos ecossistemas brasileiros. No dia 07 de junho, a proposta é mobilizar alunos do 8º ano em um mutirão de limpeza nas áreas da Lagoa Pequena e Lagoa Grande, locais com alta concentração de resíduos, promovendo conscientização sobre os impactos do lixo no ambiente costeiro.

 

No Rio de Janeiro, a cidade de Arraial do Cabo receberá um encontro no Centro Cultural Manoel Camargo no dia 06 de junho, com programação das 9h às 19h. O evento será aberto ao público mediante inscrição e contará com a presença de autoridades municipais, instituições ambientais e universidades. Além de oficinas, rodas de conversa e exposições, haverá uma réplica inflável de uma baleia-jubarte, aberta à visitação infantil, além de uma mostra sobre canoas tradicionais e rendas de bilro, valorizando os saberes locais. No dia seguinte, 07 de junho, o Coral Vivo inaugura sua tenda educativa na orla da Praia Grande, no Mirante Flávia Alessandra, como parte da temporada de ações ambientais que ocorrerão até setembro. O público poderá conhecer o acervo de esqueletos de corais, publicações do projeto e vivenciar uma imersão com óculos de realidade virtual.

Em Macaé, também do Rio de Janeiro, o Instituto NUPEM/UFRJ promoverá nos dias 05 e 06 de junho o evento “O Mar Invadiu o NUPEM”, com oficinas, exposições e atividades educativas voltadas à conservação dos oceanos. O Coral Vivo participará com uma ação lúdica sobre poluição marinha e aquecimento global que utiliza animações para estimular a reflexão sobre os impactos das ações humanas no planeta. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

 

No dia 08 de junho, o projeto também integrará as comemorações pelos 207 anos do Museu Nacional/UFRJ, no Parque da Quinta da Boa Vista. As atividades “Mergulhando no Coral Vivo” e “Tesouros do Mar” serão realizadas em parceria com os setores do Departamento de Invertebrados do museu que estudam os cnidários, equinodermas, moluscos, crustáceos e minhocas marinhas. Haverá uma exposição de esqueletos de corais, exemplares de cnidários, como anêmonas-do-mar e experiências imersivas em realidade virtual, com imagens submarinas de áreas protegidas como o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. A celebração contará ainda com shows, apresentações culturais e a inauguração da exposição com a baleia suspensa na escadaria do palácio do Museu Nacional.

 

Ainda no Estado, no dia 03 de junho, o Coral Vivo realizará uma visita à Escola Municipal Lucas Saatkamp, na Maré, com a exibição de livros animados e acervo de corais para cerca de 100 alunos do 4º ano. Já no dia 05, participará do evento fechado da Petrobras na EDISEN, com atividades voltadas aos funcionários sobre limpeza de praias, microplásticos e educação ambiental.

 

Em Pernambuco, duas escolas da rede estadual em Jaboatão dos Guararapes receberão ações do Coral Vivo. No dia 03 de junho, a EREM Humberto Lins Barradas receberá a atividade “Mergulhando no Coral Vivo”, com apresentação de esqueletos de corais e uso de realidade virtual. No dia seguinte, 04 de junho, será a vez da EREM José Mário Alves da Silva participar da mesma proposta educativa, com foco nos impactos ambientais e na importância da conservação dos recifes.

 

No litoral norte de São Paulo, o Instituto Verdescola, em São Sebastião, sediará, entre os dias 04 e 06 de junho, uma experiência interativa para crianças e adolescentes atendidos pela instituição. A atividade incluirá óculos de realidade virtual, exibição das animações “Tá Limpo” e “Um Planeta Dançarino” e uma mostra de corais e zooxantelas, promovendo a conexão entre ciência e cultura oceânica.

 

Com uma agenda que mobiliza escolas, comunidades, gestores públicos e instituições de ensino e pesquisa, o Projeto Coral Vivo reforça seu compromisso com a conservação marinha e a formação de uma sociedade mais consciente sobre o papel do oceano na vida humana.

 
 
PROGRAMAÇÃO DETALHADA
 
Bahia
● – 27/05 – Porto Seguro (Escola Municipal de Itaporanga) – Evento fechado.
● – 01/06 – Santa Cruz Cabrália (Praia de Arakakaí) – Evento aberto.
● – 05/06 – Santa Cruz Cabrália (Escola Municipal Aracy Alves Pinto, Santo Antônio) – Evento fechado.
● – 05/06 – Vera Cruz (Escola Municipal Alcides Faustino) – Evento fechado.
 
Costa das Baleias – Abrolhos (BA)
● – 05 e 06/06 – Prado (Escola Homero Pires) – Palestras para estudantes do 9º ano – Evento fechado.
● – 07/06 – Prado (Lagoa Pequena e Lagoa Grande) – Mutirão de limpeza com estudantes do 8º ano – Evento fechado.
 
Rio de Janeiro – Região dos Lagos
● – 06/06 – Arraial do Cabo (Centro Cultural Manoel Camargo) – Evento aberto mediante inscrição.
● – 07/06 – Arraial do Cabo (Praia Grande, Mirante Flávia Alessandra) – Evento aberto.
 
Rio de Janeiro – Macaé
● – 05 e 06/06 – NUPEM/UFRJ – Evento “O Mar invadiu o NUPEM” – Evento aberto.
 
Rio de Janeiro – Quinta da Boa Vista
● – 08/06 – Museu Nacional/UFRJ – Atividade “Mergulhando no Coral Vivo” e “Tesouros do Mar” – Evento aberto.
 
Rio de Janeiro – Maré / SMS Petrobras
● – 03/06 – Escola Municipal Lucas Saatkamp (Maré) – Evento fechado.
● – 05/06 – EDISEN (SMS Petrobras) – Evento fechado.
 
Pernambuco
● – 03/06 – Jaboatão dos Guararapes (EREM Humberto Lins Barradas) – Evento fechado.
● – 04/06 – Jaboatão dos Guararapes (EREM José Mário Alves da Silva) – Evento fechado.
 
São Paulo – Litoral Norte
● – 04, 05 e 06/06 – São Sebastião (Instituto Verdescola) – Evento fechado.
 
 
 
SOBRE O PROJETO CORAL VIVO
 

Patrocinado pela Petrobras desde 2006, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Coral Vivo trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos ambientes recifais e coralíneos do Brasil. Concebido no Museu Nacional/UFRJ, é realizado pelo Instituto Coral Vivo em parceria com 15 universidades e institutos de pesquisa.

 

As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.
 
O Projeto Coral Vivo integra a Rede BIOMAR, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. O Coral Vivo faz parte também da Rede de Conservação das Águas da Guanabara e Entorno (REDAGUA), que reúne, igualmente, todos projetos apoiados pela Petrobras. A Rede tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade, prestação de serviços ecossistêmicos, restauração ambiental, pesquisa, educação ambiental, inclusão social e comunicação na região da Baía de Guanabara e entorno, sendo constituída pelos Projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e Uçá.

OUTRAS NOTÍCIAS