INSTITUTO CORAL VIVO (ICV) LANÇA DOIS LIVROS PARA INCENTIVAR E SENSIBILIZAR CRIANÇAS E JOVENS A CUIDAREM DO PLANETA


02/04/2025


Livro Eventos
 
 
“Tá Limpo!” e “Um Planeta Dançarino” unem literatura, ciência e arte para inspirar a consciência ambiental nas novas gerações
 
 
Com o objetivo de fortalecer a cultura oceânica brasileira e sensibilizar crianças e jovens a pensarem com mais consciência e cuidado sobre o mundo em que vivem, o ICV e o Projeto Coral Vivo, este último patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, lançam mais dois livros voltados para a conservação ambiental. Com o apoio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, os lançamentos de “Tá Limpo!”, de Bia Hetzel, e de “Um Planeta Dançarino”, de Roseana Murray e Bia Hetzel, vão acontecer, no dia 10 de abril, na Fundação Planetário, com a presença das autoras, da ilustradora Mariana Massarani e de representantes do Coral Vivo. O evento, exclusivo para convidados, contará com falas de colaboradores e especialistas. Após o lançamento, as publicações ficam
disponíveis para download gratuito no site da instituição.
 
Voltadas para o público infantojuvenil, as obras unem literatura, poesia e ciência para abordar temas urgentes, como, mudanças climáticas, poluição marinha e responsabilidade socioambiental. A proposta é estimular desde cedo a consciência ambiental e a empatia das crianças em relação ao meio ambiente. Roseana Murray é uma das principais poetas e autoras de literatura infantil do Brasil, reconhecida por sua capacidade de tratar temas complexos com delicadeza. Bia Hetzel é uma escritora também consagrada, especialista em divulgação científica e colaboradora de projetos de pesquisa e conservação.
 
Ambas as obras são ilustradas pela premiada Mariana Massarani, que tem como marca traços expressivos e cores vibrantes, que tornam as histórias ainda mais acessíveis e encantadoras para os leitores. Enquanto “Tá Limpo” foi desenhado com tinta nanquim e colorido com aquarela líquida, “Um Planeta Dançarino” foi ilustrado com lápis 6B e caneta pilot, cujo efeito é similar ao da aquarela. “Foram dois trabalhosmuito gostosos de fazer, pois tratam de um tema importante para mim, que sou apaixonada pelo mar e pela natureza”, comenta a ilustradora.
 
Escrito por Roseana e Bia, “Um Planeta Dançarino” é uma ciranda poética que celebra a vida e a diversidade da Terra. Com versos delicados e inspiradores, a obra convida o leitor a refletir sobre o equilíbrio necessário entre humanidade e natureza. A narrativa ressalta a urgência de cuidarmos do planeta e a importância de pequenas atitudes para a construção de um futuro melhor. “Acho que o livro é um chamado para as crianças para uma verdadeira consciência ambiental. Logo, as crianças serão jovens e os jovens serão adultos, por isso, elas precisam aprender a pensar e se envolver com as questões do mundo. Você dá a elas de presente uma utopia na esperança de   que um dia se torne realidade”, reflete Roseana.
 
Já em “Tá Limpo!”, de Bia Hetzel, a autora aborda de forma divertida e impactante a poluição nas praias e oceanos. Partindo de situações do cotidiano, o livro propõe pequenas ações que, multiplicadas, podem gerar uma grande transformação. “Há muito tempo venho querendo escrever um livro para as crianças sobre a questão do lixo nos oceanos. Se cada pessoa fizesse sua parte, a mudança seria enorme. Quantas mãos existem na praia num domingo de verão? Se cada banhista, em vez de deixar suas perigosas ‘prendas’ – como guimbas, copos e talheres plásticos, entre tantos outros resíduos tóxicos – recolhesse seu lixo, em pouquíssimo tempo faríamos uma revolução sanitária”, profetiza Bia.
 
PROGRAMA DO INSTITUTO CORAL VIVO DE ADOÇÃO DE LIVROS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL:
 
Para democratizar o acesso aos livros, eles estarão disponíveis em formato PDF para download gratuito no site: www.projetocoralvivo.org.br. A iniciativa visa fomentar fóruns de pensamento sobre mudanças climáticas nas escolas e incentivar que
crianças e jovens se tornem também protagonistas de práticas sustentáveis.
 
As obras fazem parte do Programa Literatura Atlântica, criado pelo Instituto Coral Vivo e realizado pela Editora Instituto Coral Vivo, para debater a conservação ambiental nas escolas públicas de todo o Brasil. Este ano, serão distribuídos gratuitamente 41 mil exemplares, com destaque para o município do Rio de Janeiro — Capital Mundial do Livro pela UNESCO — que receberá 8 mil livros (4 mil de cada lançamento) para uso em atividades escolares.
 
Desde que o programa foi iniciado pelo ICV, o Projeto Coral Vivodoou um total de 65.957 exemplares, atingindo pelo menos 72.100 estudantes — entre crianças, jovens e adultos de escolas públicas, universidades, institutos federais e projetos que desenvolvem processos educativos. Em 2025, a previsão é que os livros sejam adotados em 17 municípios do país . Além de “Um Planeta Dançarino” e “Tá Limpo”,
o ICV já lançou diversas obras utilizadas em salas de aula, entre elas, “A Teia das Águas” (Roseana Murray e Bia Hetzel, 2022), “Guia do Naturalista do Litoral Sul da Bahia” (Thais H. M. de Melo e Débora O. Pires, 2022), “Grude-Grude” (Bia Hetzel, 2022) e “A Casa de Todos os Ninhos” (Roseana Murray e Bia Hetzel, 2023).
 
“Queremos que as pessoas conheçam a biodiversidade brasileira e valorizem nossa fauna e flora. Todas essas obras falam daqui, dos nossos biomas”, enfatiza Flávia Guebert, Diretora do Projeto Coral Vivo.
 
SOBRE AS AUTORAS E A ILUSTRADORA
 
● Roseana Murray: Escritora consagrada na literatura infantil e juvenil brasileira, com mais de 100 obras publicadas e diversas premiações, como o Prêmio FNLIJ. Sua escrita poética aborda temas importantes com delicadeza e profundidade.
 
● Bia Hetzel: Autora e editora com forte atuação na divulgação científica e no universo infantil. Suas obras unem conhecimento e encantamento para sensibilizar crianças sobre a conservação do meio ambiente.
 
 ● Mariana Massarani: Ilustradora reconhecida pelo traço alegre e expressivo, que encanta leitores de todas as idades. Ganhadora de prêmios importantes, colabora há anos com projetos conservacionistas e com a revista Ciência Hoje das Crianças.
 
SOBRE O PROJETO CORAL VIVO
 
O Projeto Coral Vivo atua há mais de 20 anos na pesquisa, conservação e sensibilização ambiental, com foco nos ambientes coralíneos brasileiros. Por meio de ações de conscientização e publicações paradidáticas, o projeto busca engajar a sociedade na conservação dos oceanos, essenciais para o equilíbrio climático do planeta.
 
O Projeto Coral Vivo conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e tem também copatrocínio do Arraial D ́Ajuda Eco Parque

OUTRAS NOTÍCIAS