Informativo Coral Vivo Notícias ganha versão digital no YouTube


31/12/2021


Entre 2021 e 2023, as principais notícias do Projeto serão compiladas em uma edição retrospectiva anual, que ficará disponível gratuitamente na web
 
Seguindo as tendências da digitalização da comunicação e buscando um alcance ainda maior de público, o Projeto Coral Vivo vai lançar com o patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, mais uma mídia de comunicação na web. A partir de agora, o informativo impresso Coral Vivo Notícias, criado há 13 anos para divulgar as ações do Projeto, no sul da Bahia, passa a ter uma versão no YouTube. A cada ano, o Projeto irá produzir uma edição retrospectiva, trazendo os principais acontecimentos do período, que vai de 2021 a 2023. O jornal de estreia conta com a apresentação de Michele Ferreira, artista jovem de Porto Seguro que se identifica com as causas do Coral Vivo.
 
Pesquisadores e colaboradores do Projeto que atuam nos pontos focais do Coral Vivo em Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Abrolhos, juntamente com a Base de Pesquisas e Visitação, em Arraial D’Ajuda, foram os grandes produtores de conteúdo para esta primeira edição, que fala sobre alguns dos principais acontecimentos de 2021, ano em que o Projeto completa 18 anos de vida. “Dar a conhecer as conquistas do Projeto no ano de 2021 através de uma mídia de maior alcance territorial é mais que uma mera divulgação institucional: é a oportunidade de divulgar iniciativas, pesquisa e produtos de acesso gratuito à sociedade que sensibilizam para a causa da conservação marinha, além de trazer esperança em momentos tão difíceis como os que vivemos”, afirma Aline Bianchini, coordenadora de Comunicação do Coral Vivo.
 
Entre as matérias selecionadas, temos a expedição inédita ao Banco Royal Charlotte, localizado ao norte do Banco dos Abrolhos. O local, até então desconhecido pela ciência, graças ao apoio e patrocínio Petrobras teve um mapeamento biológico preliminar feito pelo Coral Vivo, onde foram encontrados diferentes tipos de ecossistemas, bancos de rodolitos, recifes de coral, florestas de macroalgas e planícies calcárias. Além disso, os pesquisadores encontraram uma grande biodiversidade, muito parecida com a de Abrolhos, incluindo espécies ameaçadas e endêmicas do Brasil.
 
Outro destaque da edição é um Concurso BIOMAR de FotoSub, realizado pelo Projeto em parceria com a Rede BIOMAR e a Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas, e com o apoio do Parque Nacional Marinho Dos Abrolhos. A competição foi um sucesso e contou com a participação de fotógrafos de todo o país, reunindo centenas de imagens inéditas e incríveis de seres marinhos encontrados na região dos Abrolhos. Tem ainda uma reportagem especial sobre a estreia da primeira temporada da série, “Amar o Mar”, uma produção inédita do Coral Vivo, que traz imagens deslumbrantes da região dos Abrolhos e que teve a estreia da sua segunda temporada no dia 14 de dezembro.
 
Foi também em 2021 que o Coral Vivo lançou seu primeiro livro voltado para o público infantil. Escrito e ilustrado pela dupla Bia Hetzel e Mariana Massarani, com consultoria técnica da bióloga e cofundadora do Projeto, Débora Pires, Grude-Grude é um conto cumulativo ambientado nos mares do sul da Bahia, que explora o universo único dos recifes de coral.
 
Em 2023, em comemoração aos 20 anos de existência do Projeto, a última edição do Coral Vivo Notícias – que será lançada em outubro –, contará com uma Edição Comemorativa, trazendo a história do Coral Vivo, seus valores e conquistas, bem como as principais notícias do último triênio.
 
Abaixo, confira o vídeo que está disponível no canal do YouTube do Projeto Coral Vivo:
 

OUTRAS NOTÍCIAS