Coral Vivo presenteia amantes da natureza com o livro ‘Atlântico Paulista’


14/07/2022


No dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, O Instituto Coral Vivo lançou o livro Atlântico Paulista – Carta de Navegação Pela Biodiversidade, com fotos inéditas do célebre fotógrafo, mergulhador e navegador Luciano Candisani – Baixe a obra gratuitamente aqui

 

O livro Atlântico Paulista reúne dezenas de fotos feitas no litoral paulista a bordo do veleiro Hiva Oa e revela verdadeiros tesouros submarinos e costeiros. Com imagens de tirar o fôlego, o ensaio fotográfico leva o leitor a passear e mergulhar na biodiversidade dos ecossistemas marinhos de São Paulo, por onde Luciano Candisani – um dos maiores fotógrafos da natureza em atividade no mundo – navegou e mergulhou, equipado com câmeras e cilindros.

 

O projeto, patrocinado pela Petrobras, foi idealizado por Tito M. C. Lotufo, coordenador regional do Coral Vivo em São Paulo e professor da USP, um dos maiores especialistas do Brasil em biologia marinha.

 

“A imagem de São Paulo é normalmente associada ao processo acelerado de urbanização, à produção industrial e agrícola ou ao frenético mundo financeiro. Muitos não conhecem a maior e mais frágil riqueza do estado, aquela que garante a subsistência humana nesse lugar: seu patrimônio natural. Para fazer jus à beleza cênica das paisagens marinhas e litorâneas e à singularidade e diversidade da vida marinha, o fotógrafo Luciano Candisani escolheu ser um ilhéu, um documentarista-caiçara, por isso vive em Ilhabela e é também, ele mesmo, parte da teia de vida do bioma Mata Atlântica. Seu quintal é o mar paulista. Cada imagem é um retrato produzido pelo olhar de biólogo, documentarista, mergulhador, navegador e artista do autor com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a biodiversidade que precisa ser conservada. Este livro é um passeio embarcado na poesia do olhar de Luciano Candisani, que parte da terra e mergulha na paisagem submarina, trazendo ao fim o leitor em segurança, inspirado e ansioso por um encontro mais íntimo com o Atlântico Paulista.”

 

Segundo Flávia Guebert, coordenadora geral do Projeto Coral Vivo, o livro Atlântico Paulista é mais do que uma grande obra de arte.

 

“Despertar o amor, a empatia e o respeito pelo meio que nos acolhe e generosamente provê de recursos naturais e serviços ecossistêmicos é o primeiro passo para garantir a sua conservação. Por isso, convidamos um dos maiores fotógrafos da natureza em atividade no mundo, Luciano Candisani, para criar este singelo e potente livro. Só mesmo Luciano poderia produzir, em parceria conosco e com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), um mapa de navegação pela biodiversidade do Atlântico Paulista com os olhos de quem conhece profundamente a natureza desse lugar geográfico e também sabe-se parte dela.”
 

 
SOBRE O PROJETO CORAL VIVO: O Projeto Coral Vivo é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental desde 2006 e trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos ambientes recifais e coralíneos do Brasil. Concebido no Museu Nacional/UFRJ, hoje é realizado por 14 universidades e institutos de pesquisa. Está vinculado ao Instituto Coral Vivo, que já foi coordenador executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais) e segue apoiando a iniciativa.

 

Além disso, o Coral Vivo integra a Rede BIOMAR, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Também patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.

 

O Coral Vivo também faz parte da Rede de Conservação das Águas da Guanabara e Entorno (REDAGUA), que reúne, igualmente, projetos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A rede tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade, prestação de serviços ecossistêmicos, restauração ambiental, pesquisa, educação ambiental, inclusão social e comunicação na região da Baía de Guanabara e entorno, sendo constituída pelos Projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e UÇÁ.

 

Saiba mais sobre o livro “Atlântico Paulista – Carta de Navegação Pela Biodiversidade”  nos links abaixo:
 
https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/e-books/livro-gratuito-traz-fotos-incriveis-do-mar-e-litoral-de-sp/
 
https://oeco.org.br/salada-verde/atlantico-paulista-e-lancado-no-dia-mundial-dos-oceanos/
 
https://cultura.estadao.com.br/noticias/moda,metaverso-aquatico,70004091756
 
https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/dia-mundial-dos-oceanos-o-instituto-coral-vivo-lanca-o-livro-atlantico-paulista.html

OUTRAS NOTÍCIAS