Coral Vivo leva educação ambiental para o evento “Diálogos da Cultura Oceânica”, realizado em Santos (SP)


26/10/2022


Durante o evento, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), entre os dias 10 e 15 de outubro, o Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras, realizou atividades voltadas à educação ambiental. A equipe apresentou a coleção ‘Coral Vivo Vai à Escola’ no painel ‘Perto ou Longe do Mar: As Boas Práticas em Educação e Cultura Oceânica’, como parte da programação oficial do Diálogos da Cultura Oceânica.

 

No espaço ‘Santos pelo Oceano’, o Projeto Coral Vivo participou com uma tenda onde apresentou sua coleção didático-científica de esqueletos de corais do Museu Nacional, óculos de realidade virtual com imagens do Parque Natural Municipal Marinho do Recife de Fora, em Porto Seguro (BA), varal de fotos dos ambientes coralíneos e outras publicações da instituição.

Também como parte da programação oficial, os educadores do Projeto Coral Vivo apresentaram um projeto relacionado ao lixo no mar desenvolvido com escolas do sul da Bahia, através de parceria com tutores, no painel ‘Ciência Cidadã como Ferramenta de Transformação’.

 

SOBRE O PROJETO CORAL VIVO

O Projeto Coral Vivo é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos ambientes coralíneos do Brasil. Concebido no Museu Nacional/UFRJ, tem parceria com 13 universidades e institutos de pesquisa. Está vinculado ao Instituto Coral Vivo, que atua na coordenadação executiva do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais).

 

Além disso, o Projeto Coral Vivo integra a Rede BIOMAR, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Também patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de modo complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.

 

O Coral Vivo faz parte também da Rede de Conservação das Águas da Guanabara e Entorno (REDAGUA), que reúne, igualmente, projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A rede tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade, prestação de serviços ecossistêmicos, restauração ambiental, pesquisa, educação ambiental, inclusão social e comunicação na região da Baía de Guanabara e entorno, sendo constituída pelos Projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e Uçá.

 

Saiba mais no link abaixo:

https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/tempo-bom-e-diversas-atividades-fazem-a-diversao-da-criancada-em-santos

OUTRAS NOTÍCIAS