Economia Circular na Pesca e no Turismo é tema de evento promovido pelo Coral Vivo


06/08/2021


Nos dias 4 e 5 de agosto, o Projeto Coral Vivo realizou o evento gratuito Diálogos com a Sociedade: Economia Circular, é possível?, que teve como objetivo promover debates e propostas de ações para uma economia cíclica eficiente, ou seja, uma forma mais sustentável de produção, na qual os recursos deixam de ser somente explorados e descartados e passam a ser reaproveitados.
O evento, transmitido pelo canal do YouTube do projeto, foi destinado a empreendedores dos segmentos do turismo e da pesca.
 
Na teoria, o conceito de economia circular talvez fique confuso para muitas pessoas que gostariam de adotar o sistema, mas não sabem como iniciar. Por meio de palestras e bate-papos, o Projeto Coral Vivo oportunizou a aproximação do público a esse conhecimento, ressaltanto ainda as vantagens desse modelo que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.
 
“Nosso objetivo foi promover o diálogo entre pessoas ligadas direta e indiretamente aos segmentos de turismo e pesca, levantando questões e possibilidades a respeito desta diferente proposta de economia, que favorece a conservação marinha e a melhoria das relações socioambientais”, afirma Thais Melo, coordenadora de Educação do Coral Vivo.
 
O evento contou com palestrantes convidados que trouxeram para discussão estratégias econômicas inovadoras e reflexões sobre assuntos como empreendedorismo em bioeconomia, o papel da municipalidade para a implantação da economia circular, entre outros. No segundo dia de encontro formaram-se grupos de discussão sobre os temas economia na pesca e economia no turismo, com foco na Costa do Descobrimento e Costa das Baleias, no sul da Bahia. Para fomentar o debate entre os participantes, também aconteceu uma palestra da empresa “Olha o Peixe”, que tem como principais objetivos fortalecer a pesca artesanal e promover o consumo consciente do pescado; além de uma apresentação com foco na retomada do turismo de base comunitária visando um novo modelo econômico para o turismo na Aldeia indígena Xandó, Reserva do Porto do Boi, em Caraíva (BA).
 
Além de todo o conhecimento adquirido e compartilhado ao longo dos dois dias, os participantes também concorreram a prêmios oferecidos por parceiros do Coral Vivo: uma vaga no passeio ao Parque Marinho do Recife de Fora, cortesia da Associação Naval de Turismo de Porto Seguro, que opera turismo embarcado no Recife de Fora; uma vaga no passeio diário ao Parque de Abrolhos, cortesia da Agência Horizonte Aberto, que opera turismo embarcado em Abrolhos; e kits exclusivos com brindes do Projeto Coral Vivo.
 
Conheça um pouco mais sobre os palestrantes convidados para o evento:
 
Beatriz Luz
Engenheira Química (UFRJ) com mestrado em Gestão Ambiental (Surrey University) na Inglaterra. Lançou em 2015 a Exchange4Change Brasil, consultoria estratégica que visa impulsionar a transição para a economia circular no Brasil em colaboração com especialistas internacionais visando a cocriação e a adaptação de soluções globais para a realidade Brasileira.
 
Weber Amaral
Doutor pela Harvard University (EUA), suas pesquisas e interesses profissionais estão nas áreas de apoio ao empreendedorismo e inovação associados à economia circular e bioeconomia, uso sustentável da biodiversidade e bioprocessos associados, biotecnologia e recursos genéticos, desenvolvimento sustentável e políticas públicas.
 
Luana Andrade
Engenheira Ambiental pela FUMEC e Especialista em Gestão de Resíduos pela PUC-MG, é cofundadora do projeto “De Volta ao Porto do Boi”, uma organização que visa restabelecer, promover e sustentar os valores tradicionais da tribo indígena localizada em Caraíva, Porto Seguro/BA.
 
Tige Maturemba Baixu – Liderança Indígena da Aldeia Xandó e da Reserva Porto do Boi/BA.
 
Bryan Renan Muller
Oceanógrafo e Mestre em Sistemas Costeiros e Oceânicos, é idealizador e proprietário da empresa “Olha o Peixe”, que objetiva a comercialização de pescados com o intuito de contribuir com o fortalecimento das comunidades pesqueiras artesanais do Paraná.
 
Vinícius Parracho
Bacharel em Direito pela Unesulbahia, especialista em Direito Tributário pela Anhanguera – UNIDERP e Mestre em Estado e Sociedade pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Atualmente é vereador no município de Porto Seguro/BA, eleito para o mandato 2021-2024.

OUTRAS NOTÍCIAS