Saiba como foi a exposição do Recife Digital Itinerante do Coral Vivo no Marina Week, em São Paulo


25/07/2022


Entre os dias 3 e 5 de junho deste ano, o Projeto Coral Vivo realizou, durante o Marina Week, uma exposição sobre suas ações, trazendo o mar e as belezas dos recifes de coral para São Paulo.

 

Instalada no espaço Cais do Porto, no foyer do Auditório Simon Bolivar, do Memorial da América Latina, em São Paulo, a mostra trouxe o Recife Digital Itinerante: uma exposição dividida em três partes, que retrata, através de holografias, três fenômenos que ocorre nos recifes de coral: a reprodução dos corais, o crescimento do recife e o branqueamento. Com as imagens e animações mostradas em efeito time-lapse, os quase mil visitantes puderam conhecer detalhes da vida dos corais que não podem ser observados facilmente no fundo do mar.

 

Além do Recife Itinerante, o estande do Coral Vivo, promoveu atividades com óculos de realidade virtual.  O equipamento que projeta um vídeo 360° com imagens submarinas do Recife de Fora, em Porto Seguro, na Bahia, fez com que o público se sentisse no fundo do mar explorando toda a beleza da vida recifal.

 

Durante o evento o Coral Vivo, promoveu também, o lançamento do livro “Atlântico Paulista – Carta de Navegação Pela Biodiversidade”  , com imagens inéditas do renomado fotógrafo de natureza, Luciano Candisani.

 

A publicação reúne belíssimas fotos, produzidas por Luciano Candisani no litoral paulista, principalmente à bordo do veleiro Hiva Oa, sua base de trabalho no mar. Referência na área, o fotógrafo, mergulhador e navegador Candisani é especializado na documentação da natureza e do meio ambiente. Ele tem dez livros publicados e fotografa para a revista National Geographic.

 

“O livro ‘Atlântico Paulista’, fotografado do convés de um veleiro, nas águas do litoral Paulista, me levou a revisitar o fundo de mar onde comecei a entender o poder das narrativas visuais, na adolescência. O trabalho foi uma volta à minha essência”, diz o autor sobre a nova publicação.

 

SOBRE O PROJETO CORAL VIVO: O Projeto Coral Vivo é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental desde 2006 e trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos ambientes recifais e coralíneos do Brasil. Concebido no Museu Nacional/UFRJ, hoje é realizado por 14 universidades e institutos de pesquisa. Está vinculado ao Instituto Coral Vivo, que já foi coordenador executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais) e segue apoiando a iniciativa.

 

Além disso, o Coral Vivo integra a Rede BIOMAR, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Também patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.

 

O Coral Vivo também faz parte da Rede de Conservação das Águas da Guanabara e Entorno (REDAGUA), que reúne, igualmente, projetos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A rede tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade, prestação de serviços ecossistêmicos, restauração ambiental, pesquisa, educação ambiental, inclusão social e comunicação na região da Baía de Guanabara e entorno, sendo constituída pelos Projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e UÇÁ.

 

Saiba mais nos links abaixo:

https://www.facebook.com/watch/?v=1064219204476005

https://cultura.estadao.com.br/noticias/moda,metaverso-aquatico,70004091756

https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/e-books/livro-gratuito-traz-fotos-incriveis-do-mar-e-litoral-de-sp/

OUTRAS NOTÍCIAS