Projeto Coral Vivo lança curso para mergulhadores que atuam como condutores de visitantes em Áreas Marinhas Protegidas


06/12/2022


As aulas teóricas do curso são gratuitas e virtuais

 

O ano de 2023 será de comemoração dos aniversários de 20 anos do Projeto Coral Vivo e de 40 anos do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no Sul da Bahia. Para celebrar as datas, o Coral Vivo lança, com patrocínio da Petrobras, a ação Turismo Azul, para complementar a formação de mergulhadores que conduzem visitantes em Áreas Marinhas Protegidas (AMPs) em todo o país. O curso, com carga horária total de 24 horas, é gratuito e composto por cerca de 60 videoaulas que ficarão disponíveis no canal do projeto no YouTube até dezembro de 2023. Os interessados devem se inscrever através desse formulário.

 

A iniciativa incentiva a formação de profissionais diferenciados, estimulando práticas responsáveis de conduta sustentável, com o objetivo de sensibilizar os visitantes e auxiliar na geração de renda dos trabalhadores das regiões do entorno das reservas e parques marinhos brasileiros. Até o momento, as unidades de conservação que integram a iniciativa são os Núcleos de Gestão Integrada do ICMBio (NGI) Alcatrazes e Abrolhos, Resex do Corumbau, Parques Naturais Municipais Marinhos do Recife de Fora, do Recife de Areia e de Coroa Alta.

 

Os alunos inscritos nos Cursos de Formação de Condutores nas AMPs parceiras, ou aqueles que estiverem em processo de renovação de autorização junto aos órgãos gestores das AMPs, poderão requerer o certificado dessa fase teórica junto ao Projeto Coral Vivo através do e-mail cv.turismoazul@coralvivo.org.br, depois de assistir todas as videoaulas, ou completar 18 horas de carga-horária, e acertar 75% dos questionários que servirão como meio de verificação para confirmar a participação nas aulas. Para a obtenção do certificado online é preciso preencher, uma única vez, a ficha de inscrição disponível no site do Projeto Coral Vivo. Além disso, o inscrito deve preencher o formulário de cada aula assistida e responder as perguntas relacionadas àquela videoaula.

 

Cada aula terá cerca de 17 minutos de duração. O Turismo Azul também contará com rodas de conversa mediadas pelo Projeto Coral Vivo, de cerca de 60 minutos de duração, que vão discutir temas diversos relacionados à vida marinha e sua conservação.

“Tivemos uma adesão em massa da rede de pesquisa do Projeto Coral Vivo para gravar videoaulas com diferentes temas, juntamente com analistas ambientais do ICMBio e outros parceiros. Isso tudo para disponibilizar um curso robusto no canal do Coral Vivo no Youtube, com temas que buscam difundir conhecimentos relacionados aos recifes brasileiros e algumas das múltiplas relações sociais, culturais, econômicas e ambientais que julgamos relevantes para a formação dos condutores de visitantes em áreas marinhas protegidas”, explica Fábio Negrão, Coordenador de Sensibilização do Projeto Coral Vivo.

 

Mais de 70 profissionais integram a equipe das videoaulas e rodas de conversa do projeto Turismo Azul. Entre os nomes que compõem o curso, destaque para Dr. Miguel Mies, responsável pelo Laboratório de Recifes de Corais e Mudanças Climáticas do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo – IO/USP e coordenador de pesquisas do Projeto Coral Vivo; Dra. Thaís Rodrigues, analista ambiental do ICMBio, referência na área de gestão e planejamento ambiental, atualmente chefe substituta do NGI ICMBio Alcatrazes, no qual coordena o processo de uso público e a formação de condutores de visitantes; Dr. Alexander Turra, professor titular do IO/USP e coordenador da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, com foco em governança, manejo integrado e conservação marinha; Dr. José Rodrigues, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e líder do Grupo de Pesquisa Geomar Bahia, com atuação focada em unidades de conservação e combate aos resíduos sólidos e turismo em ambiente marinho; e Dr. Eduardo Vinhaes, médico com experiência em medicina hiperbárica e de mergulho, participa há mais de 30 anos de expedições exploratórias em ambientes remotos, dentre outros grandes nomes das diversas áreas.

 

SOBRE O CORAL VIVO

O PROJETO CORAL VIVO nasceu no Museu Nacional/UFRJ, a partir de pesquisas em recifes e ambientes coralíneos brasileiros. Desde 2006, com o patrocínio da Petrobras, além de parcerias locais e nacionais, passou a atuar junto a vários setores da sociedade, como os órgãos governamentais; as universidades e escolas; os conselhos gestores; o segmento de turismo; os pescadores e os coletivos jovens. O projeto possui uma Rede de Pesquisas com

13 instituições envolvidas e uma Base de Pesquisas e Visitação em Porto Seguro (BA). Juntamente com o ICMBio, realiza a coordenação executiva do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais), que inclui 18 áreas geográficas e 52 espécies ameaçadas de extinção. Suas ações de educação incluem a formação continuada de professores e a edição de publicações de divulgação científica. O projeto tem vários e importantes livros publicados, disponibilizados gratuitamente para download em seu site, além de uma produção científica robusta e internacionalmente reconhecida e referendada. Nas redes sociais, o Coral Vivo já tem mais de 370 mil seguidores.

OUTRAS NOTÍCIAS