Projeto Coral Vivo celebra Mês do Meio Ambiente com atividades em várias partes do Brasil


28/06/2023


Mês do Meio Ambiente

 

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), o Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras, realizou uma programação especial, que aconteceu entre os dias 2 e 16 de junho em Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Caravelas e Trancoso, além de atividades promovidas com parceiros no Amapá e Paraná.
 
As atividades incluíram oficina de contação de história do livro “Grude-grude”, publicado pelo Coral Vivo e com texto de Bia Hetzel e ilustração de Mariana Massarani, na Creche Rosa Cristina, em Arraial d’Ajuda. Ambientada nos mares do sul da Bahia, a primeira obra de literatura infantil do projeto Coral Vivo explora o universo marinho dos recifes de coral. No mesmo dia, os alunos também puderam conferir o curta de animação “Cora e os Corais”, de Levi Luz e Bia Hetzel. O filme leva os espectadores a uma jornada submarina, destacando a importância do cuidado com o oceano e apresentando espécies do trecho de maior biodiversidade do litoral brasileiro.
 
No dia 5 de junho, estudantes de Trancoso, foram apresentados a materiais e exposições do Coral Vivo durante um evento organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal de Porto Seguro. Entre os destaques, a exposição imersiva “Chapeirão 360”, que traz imagens impressionantes submersas do Chapeirão Pierre, em Abrolhos, que puderam ser contempladas por meio de óculos de realidade virtual.
 
Outra ação que celebrou o Mês do Meio Ambiente aconteceu em Porto Seguro no dia 7 de junho, em parceria Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA). Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental que estiveram na CIPPA para um dia de atividades ambientais, puderam “mergulhar” nas águas do Parque Marinho dos Abrolhos com óculos de realidade virtual, além de conferir fotografias subaquáticas da região.
 
Em Caravelas, as comemorações ficaram a cargo da exposição “Recife Itinerante”, que estará no Centro de Visitação do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos até o final do mês de junho. Além dos visitantes, escolas também podem realizar visitas didáticas e conhecer mais sobre os recifes de corais.
 
A programação seguiu no dia 16 com os jovens do 3º ano do Ensino Médio do CIEB (Campus Integrado de Educação Básica) de Porto Seguro, que participaram de uma atividade de extensão da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em parceria com o Projeto Coral Vivo. A atividade buscou reforçar a importância da preservação ambiental.

 
Eventos acadêmicos
 
Os pesquisadores e profissionais do Coral Vivo também participaram de eventos acadêmicos realizados em prol do Dia do Meio Ambiente. No dia 5 de junho, durante a Semana da Década do Oceano no Amapá, o Projeto Coral Vivo integrou a mesa redonda virtual “Cultura Oceânica: experiências pelo Brasil”. No dia 8 de junho, os pesquisadores apresentaram a história do projeto e sua atuação para a promoção da cultura oceânica na 1ª Edição do Futura Maré Década do Oceano, evento virtual organizado pelos estudantes de Oceanografia da Universidade Federal do Paraná.
 
No dia 16 de junho, o Coral Vivo também marcou presença na II Semana Acadêmica de Oceanologia da UFSB para discutir a importância da conservação e conscientização na formulação de Políticas Públicas.
O objetivo das ações foi promover a conscientização ambiental e incentivar a adoção de hábitos mais sustentáveis.

 

SOBRE O CORAL VIVO

 

O PROJETO CORAL VIVO nasceu no Museu Nacional/UFRJ, a partir de pesquisas em recifes e ambientes coralíneos brasileiros. Desde 2006, com o patrocínio da Petrobras, além de parcerias locais e nacionais, passou a atuar junto a vários setores da sociedade, como os órgãos governamentais; as universidades e escolas; os conselhos gestores; o segmento de turismo; os pescadores e os coletivos jovens. O projeto possui uma Rede de Pesquisas com 13 instituições envolvidas e uma Base de Pesquisas e Visitação em Porto Seguro (BA).
 
Suas ações de educação incluem a formação continuada de professores, a edição e difusão de publicações e vídeos de divulgação científica. O projeto tem vários e importantes livros publicados, disponibilizados gratuitamente para download em seu site, alguns deles alvo de ações de adoção extraordinárias por parte de secretarias de educação, além de uma produção científica robusta e internacionalmente reconhecida e referendada.

 
Além disso, o Coral Vivo integra a Rede BIOMAR, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.
&nb sp;
O Coral Vivo faz parte também da Rede de Conservação das Águas da Guanabara e Entorno(REDAGUA), que reúne, igualmente, todos projetos apoiados pela Petrobras. A rede tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade, prestação de serviços ecossistêmicos, restauração ambiental, pesquisa, educação ambiental, inclusão social e comunicação na região da Baía de Guanabara e entorno, sendo constituída pelos Projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e Uçá.
 
Nas redes sociais, o Coral Vivo já tem mais de 380 mil seguidores e em seu canal do Youtube veicula uma produção audiovisual diferenciada em termos de sensibilização e conteúdo.Venha mergulhar nessas redes para saber mais e, quem sabe, ser colaborador
e apoiador do Coral Vivo: coralvivo.org.br

OUTRAS NOTÍCIAS