Coral Vivo promove quarto encontro de jovens da Costa do Descobrimento


17/08/2023


Nos dias 4, 5 e 6 de agosto, o Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras, promoveu o encontro “Coletivo Jovem Muká Mukaú (unir e reunir na língua Patxohã) rumo ao ativismo socioambiental”, em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro (BA).
 
Durante a imersão, integralmente planejada colaborativamente juntamente com o CJMM (Coletivo Jovem Muká Mukaú), 23 jovens residentes no território do extremo sul da Bahia se reuniram para debater o futuro do coletivo em uma programação de 20h de atividades. O encontro objetivou a melhoria da estrutura organizacional do coletivo, bem como uma revisão dos princípios, objetivos e temas de atuação.
 
O evento contou com a participação do Projeto Somos do Mar, que realizou, no segundo dia do encontro, a oficina de Arte e Ciência intitulada “Vida Secreta dos Objetos”. A oficina propiciou debates sobre a gestão de resíduos a partir das memórias afetivas dos participantes, ampliando a compreensão de ferramentas e estratégias de educação ambiental para atuação com o tema.
 
De acordo com Allan Hoffmann, educador ambiental do Projeto Coral Vivo, as atividades do evento são pensadas para fortalecer a estrutura e a gestão do Coletivo Jovem. “Cada vez é preciso dedicar mais esforços na contribuição da gestão do Coletivo para que os papéis, as responsabilidades e todo fluxo de informação e comunicação estejam alinhados. É gratificante acompanhar o desenvolvimento da autonomia do grupo e vê-los planejando ações em seus territórios”.
 
Para Andreza Joana Teixeira, membra do Núcleo Integrador do Coletivo Jovem Muká Mukaú, foi um encontro que possibilitou muitas trocas de experiências e articulações para colocar em prática o que aprendemos até ali. ” Fiquei muito contente de participar do planejamento e construção junto com o Coral Vivo para esse fim de semana. Muito grata de ver o Coletivo se reinventando, afinal como costumamos dizer “quem anda para trás é caranguejo”.
 
Allan lembra que se trata de um momento para que os jovens da região ampliem as conexões e tenham contato com ferramentas e estratégias que viabilizem ações socioambientais em seus respectivos territórios, promovendo a cultura oceânica e a participação social.
 
 
 
SOBRE O PROJETO CORAL VIVO
 
O PROJETO CORAL VIVO nasceu no Museu Nacional/UFRJ, a partir de pesquisas em recifes e ambientes coralíneos brasileiros. Desde 2006, com o patrocínio da Petrobras, além de parcerias locais e nacionais, passou a atuar junto a vários setores da sociedade, como os órgãos governamentais; as universidades e escolas; os conselhos gestores; o segmento de turismo; os pescadores e os coletivos jovens. O projeto possui uma Rede de Pesquisas com 13 instituições envolvidas e uma Base de Pesquisas e Visitação em Porto Seguro (BA). Suas ações de educação incluem a formação continuada de professores, a edição e difusão de publicações e vídeos de divulgação científica. O projeto tem vários e importantes livros publicados, disponibilizados gratuitamente para download em seu site, alguns deles alvo de ações de adoção extraordinárias por parte de secretarias de educação, além de uma produção científica robusta e internacionalmente reconhecida e referendada.
 
Além disso, o Coral Vivo integra a Rede de Conservação da Biodiversidade Marinha (BIOMAR), junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.
 
O Coral Vivo faz parte também da Rede de Conservação das Águas da Guanabara e Entorno (REDAGUA), que reúne, igualmente, todos projetos apoiados pela Petrobras. A rede tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade, prestação de serviços ecossistêmicos, restauração ambiental, pesquisa, educação ambiental, inclusão social e comunicação na região da Baía de Guanabara e entorno, sendo constituída pelos Projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e Uçá.
 
Nas redes sociais, o Coral Vivo já tem mais de 380 mil seguidores e em seu canal do Youtube veicula uma produção audiovisual diferenciada em termos de sensibilização e conteúdo. Venha mergulhar nessas redes para saber mais e, quem sabe, ser colaborador e apoiador do Coral Vivo: coralvivo.org.br
 

OUTRAS NOTÍCIAS