Coral Vivo lança “Cora e os Corais” para uma plateia especial


10/04/2023


 

No dia 16 de março, o Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras, reuniu 60 alunos da rede municipal de educação do Rio de Janeiro, na Areninha Cultural Sandra de Sá, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para primeira exibição pública de “Cora e os Corais”.

 

A plateia formada por professores e crianças com idade entre 7 e 9 anos, foi a primeira a conhecer as aventuras da menina de origem indígena que tem uma sensibilidade extraordinária, traduzida no superpoder de conseguir ouvir o que os seres marinhos têm a dizer. A sessão incluiu distribuição de adesivos, pipoca e suco.

 

“Cora e os Corais” acompanha as aventuras de uma menina de origem indígena de 8 anos e de seu primo, Cauê, de 9, em um passeio no barco de turismo dos avós durante o Carnaval. O filme leva os espectadores a uma jornada submarina, destacando a importância do cuidado com o oceano e apresentando algumas das espécies que habitam o trecho de maior biodiversidade de nosso litoral, como corais, peixes sargentinhos, tubarões-lixa, polvos, tartarugas-marinhas e arraias.

 

Durante um mergulho especial, Cora descobre que tem superpoderes: consegue escutar a vida marinha. Ela presta atenção nos avisos e reclamações de quem vive no oceano em relação às ameaças causadas pelos humanos, como uma âncora jogada em cima dos corais, uma sacola plástica engolida pela tartaruga e um copo descartável e outros objetos perdidos no mar. Usando sua sensibilidade ímpar, Cora dá voz aos pedidos dos animais: pede mais cuidado e carinho com o oceano e lembra que lugar de plástico não é no mar. Graças aos cuidados da família de Cora com o ambiente coralíneo, os seres marinhos voltam à tranquilidade e todos os personagens do filme, inclusive os turistas embarcados no cruzeiro, presenciam o maior show do oceano: o momento mágico da Lua Nova de Carnaval, durante o qual, todos os anos, acontece a desova dos corais-cérebro-da-Bahia.

 

Com direção de Levi Luz e Bia Hetzel e roteiro de Flávia Lins e Silva (“Detetives do Prédio Azul”) e Camila Queroz, o curta-metragem que utiliza uma técnica de animação que mistura ilustrações 2D feitas por Mariana Massarani com fotografias de Áthila Bertoncini, pode ser assistido gratuitamente no canal do Coral Vivo no YouTube

 

A obra, que prima pela originalidade e qualidade, contou com a consultoria científica de Clovis Castro, Débora Pires e Flávia Guebert, do Projeto Coral Vivo, já conta com mais de 20 mil visualizações.

 

Ao todo, mais de 30 profissionais estiveram envolvidos nessa produção, desde a construção do roteiro até o trabalho de animação, dublagem e edição. O filme apresenta também uma trilha sonora única e rica em ritmos e instrumentos brasileiros, que ajuda o público a mergulhar ainda mais na aventura de Cora, Cauê e dos seres marinhos. Cinco músicas feitas especialmente para o filme pela compositora Paula da Matta compõem o álbum “Cora e os Corais”, disponível nas plataformas de streaming de áudio Spotify e Apple Music.

 

SOBRE O PROJETO CORAL VIVO

 

O PROJETO CORAL VIVO nasceu no Museu Nacional/UFRJ, a partir de pesquisas em recifes e ambientes coralíneos brasileiros. Desde 2006, com o patrocínio da Petrobras, além de parcerias locais e nacionais, passou a atuar junto a vários setores da sociedade, como os órgãos governamentais; as universidades e escolas; os conselhos gestores; o segmento de turismo; os pescadores e os coletivos jovens. O projeto possui uma Rede de Pesquisas com 13 instituições envolvidas e uma Base de Pesquisas e Visitação em Porto Seguro (BA). Suas ações de educação incluem a formação continuada de professores, a edição e difusão de publicações e vídeos de divulgação científica. O projeto tem vários e importantes livros publicados, disponibilizados gratuitamente para download em seu site, alguns deles alvo de ações de adoção extraordinárias por parte de secretarias de educação, além de uma produção científica robusta e internacionalmente reconhecida e referendada.

 

Além disso, o Coral Vivo integra a Rede BIOMAR, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.

 

O Coral Vivo faz parte também da Rede de Conservação das Águas da Guanabara e Entorno (REDAGUA), que reúne, igualmente, todos projetos apoiados pela Petrobras. A rede tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade, prestação de serviços ecossistêmicos, restauração ambiental, pesquisa, educação ambiental, inclusão social e comunicação na região da Baía de Guanabara e entorno, sendo constituída pelos Projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e Uçá.

 

Nas redes sociais, o Coral Vivo já tem mais de 380 mil seguidores e em seu canal do Youtube veicula uma produção audiovisual diferenciada em termos de sensibilização e conteúdo. Venha mergulhar nessas redes para saber mais e, quem sabe, ser colaborador e apoiador do Coral Vivo: coralvivo.org.br

 

Saiba mais no link abaixo:

Animação infantil "Cora e os Corais" estreia no dia 16 de março

OUTRAS NOTÍCIAS