Ação de limpeza de praia liderada pelo Projeto Coral Vivo mobilizou 1.353 voluntários e coletou mais de 6 toneladas de lixo


06/10/2023


A ação da Rede Biomar, liderada pelo Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras, destacou mais uma vez a região Sul da Bahia. Os 1.353 voluntários de várias cidades dos estados da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe, realizaram a coleta de mais de 6 toneladas de resíduos sólidos entre campo, praias, rios e mangues.
 
Durante a atividade, os voluntários realizaram a coleta e a triagem (quando o material é classificado registrado e pesado). Os resíduos foram separados em categorias (plástico, metal, borracha etc) e o levantamento será enviado ao Ministério do Meio Ambiente. Os materiais mais encontrados foram: 40% de plástico; 19% de produtos têxteis; de 13% vidro; 10% de metal; 7% de materiais de pesca; 5% de madeira; 5% de bitucas de cigarro; 4% de borracha e 2% de papel nos 65,13 km percorridos.
 
Com o objetivo de sensibilizar a população mundial acerca da questão do lixo nas praias, o movimento ‘Cleanup Day’ aconteceu em mais de 190 países pelo mundo, no dia 16 de setembro.
 
De acordo com a coordenadora geral do Projeto Coral Vivo, Flávia Guebert “O resultado da ação revela o quão é necessário nos conscientizarmos para promovermos mudanças em prol de um oceano saudável e um ambiente equilibrado”.
 
Como parte da ação, nas semanas que antecederam o evento, o Coral Vivo realizou três lives com a participação de lideranças femininas que falaram sobre a importância do ‘Cleanup Day’ e da Década do Oceano.
 
No Brasil, 21 projetos do Programa Petrobras Socioambiental participaram da ação e, dentre eles, os cinco projetos da Rede Biomar e da Redagua, em conjunto com o Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras. O evento aconteceu em 13 estados e 37 municípios, de norte a sul  
 
 
SOBRE O PROJETO CORAL VIVO
 
O PROJETO CORAL VIVO nasceu no Museu Nacional/UFRJ, a partir de pesquisas em recifes e ambientes coralíneos brasileiros. Desde 2006, com o patrocínio da Petrobras, além de parcerias locais e nacionais, passou a atuar junto a vários setores da sociedade, como os órgãos governamentais; as universidades e escolas; os conselhos gestores; o segmento de turismo; os pescadores e os coletivos jovens. O projeto possui uma Rede de Pesquisas com 13 instituições envolvidas e uma Base de Pesquisas e Visitação em Porto Seguro (BA). Suas ações de educação incluem a formação continuada de professores, a edição e difusão de publicações e vídeos de divulgação científica. O projeto tem vários e importantes livros publicados, disponibilizados gratuitamente para download em seu site, alguns deles alvo de ações de adoção extraordinárias por parte de secretarias de educação, além de uma produção científica robusta e internacionalmente reconhecida e referendada.
 
Além disso, o Coral Vivo integra a Rede de Conservação da Biodiversidade Marinha (BIOMAR), junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.
 
O Coral Vivo faz parte também da Rede de Conservação das Águas da Guanabara e Entorno (REDAGUA), que reúne, igualmente, todos projetos apoiados pela Petrobras. A rede tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade, prestação de serviços ecossistêmicos, restauração ambiental, pesquisa, educação ambiental, inclusão social e comunicação na região da Baía de Guanabara e entorno, sendo constituída pelos Projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e Uçá.
 
Nas redes sociais, o Coral Vivo já tem mais de 380 mil seguidores e em seu canal do Youtube veicula uma produção audiovisual diferenciada em termos de sensibilização e conteúdo. Venha mergulhar nessas redes para saber mais e, quem sabe, ser colaborador e apoiador do Coral Vivo: coralvivo.org.br
 

OUTRAS NOTÍCIAS