Quem Somos

Educação Ambiental - Curso de Capacitação de Professores

Picture 1 of 3

O Projeto Coral Vivo iniciou suas atividades em 2003, trabalhando com pesquisa e educação para a conservação e uso sustentável dos ambientes recifais e das comunidades coralíneas brasileiras, atuando de forma integrada, multidisciplinar e multi-institucional. Tem foco em três vertentes: geração de conhecimento (pesquisa); ensino e educação ambiental; e sensibilização e mobilização da sociedade. Em 2006, o projeto integrou-se à Associação Amigos do Museu Nacional (Samn), organização não governamental sem fins lucrativos localizada no Rio de Janeiro, fundada em 1937 e detentora de título de utilidade pública estadual desde 1966.

Pesquisa

O Projeto apoia e realiza estudos que servem de subsidio para gestão de unidades de conservação e uso sustentável de recifes, através da compreensão das relações da sociedade com os ambientes de coral. Esses estudos incluem reprodução, recrutamento, crescimento e mortalidade desses seres, além do mapeamento físico e biológico que envolve padrões de distribuição dessas comunidades (algas, corais, gorgônias, gramas marinhas etc.). Liderados por pesquisadores de diversas instituições, em especial da UFRJ (Museu Nacional e Instituto de Geologia), UFF (Instituto de Química) e Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Núcleo de Educação Ambiental), esses trabalhos também pretendem avaliar a possibilidade de diversificar o uso do recife para o turismo sustentável.

Educação ambiental

Realiza parceria e cursos com professores da rede pública, agentes de turismo e ainda capacita universitários através de programas de estágio. O objetivo é apresentar a constituição e a vulnerabilidade dos ambientes recifais, questões ligadas à eficiência energética, consumo consciente, conservação de recursos naturais e noções de construção de projetos educacionais que possam servir de base para o desenvolvimento de ações locais.

Mobilização social

O Coral Vivo organiza atividades como visitas monitoradas às bases do Projeto, produz vídeos e campanhas de sensibilização, atua junto às redes sociais e mídias digitais, publica jornal trimestral (Coral Vivo Notícias), participa de eventos, entre muitas outras ações. Nossa missão é proteger os ambientes recifais e toda sua biodiversidade por meio do desenvolvimento das comunidades ao seu entorno, atuando junto aos pescadores e outros profissionais que vivem de recursos providos direta ou indiretamente do mar.