Patrocínio Oficial

Conheça os vencedores do Concurso BIOMAR de FotoSub 2021

O Concurso BIOMAR de FotoSub 2021 – Edição Abrolhos acaba de anunciar os vencedores da edição de 2021 em uma live de premiação no Youtube do Projeto Coral Vivo. De 22 de fevereiro a 15 de março, fotógrafos profissionais e amadores participaram do concurso enviando uma seleção de imagens inéditas do fundo do mar que, obrigatoriamente, precisavam contemplar seres marinhos encontrados na região de Abrolhos. O escolhido pelo júri na categoria DSLR/Mirrorless foi Ruver Bandeira. Já na categoria Compacta, a vencedora foi Fernanda Saldanha. Os fotógrafos precisavam enviar uma foto para as categorias grande-angular, macro, peixe e rede Biomar. A seleção dos que mais se destacaram no concurso foi feita a partir do somatório de pontos das quatro imagens do portfólio de cada um.

Os primeiros colocados de cada categoria foram comtemplados com um cruzeiro de três dias no Arquipélago de Abrolhos (conforme regulamento), de 17 a 19 de setembro deste ano. Já os cinco primeiros de cada categoria foram premiados com Kits BIOMAR e troféus confeccionados com madeira de reaproveitamento de Jenipapo. As peças foram produzidas pelo Ateliê Astúcias, núcleo de artes plásticas do Movimento Cultural Arte Manha, em Caravelas, sul da Bahia. Coordenados por Dó Galdino, artista plástico e arte-educador no Arte Manha, jovens artistas esculpiram os troféus durante aulas de formação e trabalhos de Educação Ambiental.

O Concurso BIOMAR de FotoSub foi organizado pela rede BIOMAR, juntamente com a Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (Abisub), e com apoio do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. A Rede BIOMAR, que reúne projetos patrocinados pela PETROBRAS através do Programa Petrobras Socioambiental, é formada pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Meros do Brasil e Tamar, e tem como objetivo a conservação da biodiversidade marinha no Brasil, atuando na proteção e pesquisa de espécies e seus respectivos habitats.

Confira no vídeo os cinco fotógrafos finalistas das categorias DSLR/Mirrorless e Compacta, bem como suas impressionantes imagens subaquáticas inéditas.

Redação Projeto Coral Vivo
Fotos: Ruver Bandeira (capa) e Fernanda Saldanha