Patrocínio Oficial

Jovens da Costa do Descobrimento participam do III Encontro Nacional Jovem Mar em Bertioga (SP)

Escolhidos em encontro regional do Coletivo Jovem Costa do Descobrimento como delegados, dez jovens do Sul da Bahia foram para Bertioga no início de abril. Lá, participaram do III Encontro Nacional Jovem Mar, que tem o objetivo de construir o pensamento crítico e formar jovens para aturarem ativamente na conservação marinha.

No total, estavam 50 integrantes de coletivos jovens ligados à Rede Biomar, que é composta pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar. Todos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. As atividades ocorreram no Sesc Bertioga, e programação foi definida pelos participantes: lual, troca cultural, dinâmicas, debates e atividades com foco no que cada coletivo desenvolve. Juntos, debateram sobre como implementar ações socioambientais integradas para conservar os ambientes costeiros e marinhos do país. No encerramento, os jovens de diferentes realidades puderam se integrar ainda mais por meio de suas manifestações culturais como dança indígena, roda de capoeira e leitura de poemas.

Acompanhados dos funcionários do Projeto Coral Vivo, Fernanda Brito Prudêncio e Leandro Santos, participaram os jovens: Rachel Amaral, Flora Agnelli, Débora Teles, Alcimario do Nascimento, Amarai Alvarez, Leisa Santana, Davi Reis, Adrielle Costa e Alexandre Oliveira.


Os jovens puderam conhecer o Centro de Educação Ambiental (CEA) e a futura Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do SESC em Bertioga e quais atividades são realizadas nesses locais. A próxima edição será na Praia do Forte, na Bahia, e liderada pelos coletivos dos projetos Baleia Jubarte e Tamar.

Redação Projeto Coral Vivo.