Voltar

Notícias

Encontro Jovem Mar: experiências compartilhadas em 2015

30 de dezembro de 2015

Encontro Jovem Mar

Cinquenta jovens de diferentes comunidades da costa do país se encontraram para trocar ideias e experiências sobre as realidades e condições ambientais das regiões de onde vivem. Eis o Encontro Jovem Mar, promovido pela Rede Biomar – composta pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar, que trabalham de forma complementar para a conservação marinha e são patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Ele foi realizado em novembro na Praia do Forte (BA).

Dinâmica do barbante no Encontro Jovem Mar

Representaram o Coral Vivo dez jovens da Costa do Descobrimento (BA), e eles foram acompanhados pela coordenadora de Educação Ambiental do Projeto, Teresa Gouveia.

Representante do Coral Vivo no Encontro Jovem Mar

“Esta foi uma das atividades muito gratificantes de 2015”, avalia a coordenadora de Comunicação do Coral Vivo, Débora Pires.

A seguir, depoimentos de alguns participantes:

“Indescritível; Memorável; Oportuno; Revigorante; Espetacular… São algumas das palavras que posso definir o Encontro Jovem Mar ocorrido em Praia do Forte. Indescritível, pois as experiências e vivências experimentadas e compartilhadas por nós jovens, certamente definirá nossas atividades futuras. Memorável pois foi um encontro que contou com jovens de várias regiões que trouxeram um pouco da realidade vivida por cada um deles, reforçando a ideia de união entre os povos. Oportuno pois nosso atual cenário político e social requer uma maior interação e empoderamento dos jovens na tomada de decisões e desenvolvimento de políticas públicas por parte de nossos representantes políticos. Revigorante uma vez que ficou claro e evidente que essa geração procurou sair do comodismo habitual para discutir e criar ações voltadas para suas necessidades, mostrando que ainda há esperança de melhora. Espetacular pelo simples fato de termos reunido um grande número de jovens preocupados com meio ambiente e vida marinha, num dos cenários mais paradisíacos da nossa costa, com objetivos claros e devidamente pontuados por todos os envolvidos no evento que certamente trarão resultados importantes para nosso dia a dia… Obrigado Rede Biomar…”, Max Junior, representante do Projeto Coral Vivo.

Encontro Jovem Mar

“O Encontro Jovem Mar na Praia do Forte foi um dos melhores encontros que já participei. Muito bem organizado, um excelente grupo de jovens de diferentes realidades e que têm opiniões próprias quando se fala da sua região. No decorrer dos dias, os diálogos em grupo onde cada um expôs a sua ideia, ensinamos e aprendemos muitas coisas importantes que não sabíamos. Os projetos presentes contribuíram diretamente com a ótima proporção que o evento se tornou e o resultado foi o agrupamento de jovens de diversos estados que hoje estão unidos por uma única causa: a melhoria de nosso planeta de forma geral. Particularmente agradeço o projeto CORAL VIVO por me proporcionar esses momentos inesquecíveis e a Teresa onde nasceu um carinho e uma admiração inexplicável… Obrigado por tudo se eu for falar tudo seria muita coisa, minha gratidão não tem palavras que a define…Abs!”, Vinicius Oliveira, representante do Projeto Coral Vivo.

Participante Marzinho relata sua própria história

“Em primeiro lugar, nada mais justo que agradecer ao projeto Coral Vivo pela oportunidade e apoio que nos foi dado para estarmos participando desse lindo evento, apresentando nossa região. O encontro Jovem Mar foi perfeito em todos os sentidos. Dias de grandes aprendizados e novas experiências. Para mim foram dias mais que especiais, pois ao ouvir grandes experiências e troca de saberes, eu pude decidir o meu futuro profissional. Portanto, muito obrigada a todos. Desde a equipe da cozinha à equipe de organização, toda a Rede Biomar”, Giovanna Reis, representante do Projeto Coral Vivo.

Telas disponíveis para pintura coletiva nos intervalos

“A experiência de poder conhecer a Rede BIOMAR conhecer de perto o trabalho realizado por essa rede, para mim foi libertador, e contribuiu ao máximo para meu processo de formação. Todos os trabalhos apresentados serviram para aumentar mais a vontade de participar das iniciativas existentes em relação à preservação do meio ambiente como todo, fico feliz do Coral Vivosws nos ter conhecido e escolhido para mais essa formação, e sinto que a minha vida não é mais a mesma depois de todas as experiências vividas”, Lucas Nicácio do Nascimento, representante do Projeto Coral Vivo.

Encontro Jovem Mar

Redação Projeto Coral Vivo.