Voltar

Notícias

Coral Vivo lança “Trilha da Restinga ao Mar” em Cabrália (BA)

9 de junho de 2016

Uma trilha com quase 1 quilômetro foi inaugurada hoje, dia 9 de junho, pelo Projeto Coral Vivo na Praia dos Lençóis, em Santa Cruz Cabrália, no Sul da Bahia. Essa foi uma das ações para comemorar a Semana do Meio Ambiente na Costa do Descobrimento.

Prefeito de Cabrália Jorge Monteiro Pontes discursa na inauguração da Trilha da Restinga ao Mar

Prefeito de Cabrália Jorge Monteiro Pontes discursa na inauguração da Trilha da Restinga ao Mar

Estiveram presentes autoridades e demais atores da comunidade. Entre eles, o prefeito de Cabrália Jorge Monteiro Pontes, a Secretária de Educação Sandra Regina, a Secretária de Meio Ambiente Leia Monteiro, o Secretário de Turismo Fernando Oliveira dos Santos, a Secretária de Comunicação Léa Penteado, a gerente de projetos da Prefeitura Eliane Gonzaga, o diretor municipal de Pesca Cláudio Mendes Xêpa, a diretora das Escolas Rurais de Santa Cruz Cabrália Ivanilda Poiares, entre outros. Os alunos e as educadoras do Colégio Estadual Professora Terezinha Scaramussa (CEPTS), Silvânia Nunes e Cacilda Jordão, participaram de atividade que contou com distribuição de folder com sugestões didáticas para realizarem ao longo da trilha.

Monitora Silvia Gutierre apresenta características de trecho da Praia dos Lençóis

Monitora Silvia Gutierre apresenta características de trecho na Praia dos Lençóis

“Utilizando o conceito dos Rs da sustentabilidade, o sistema de sinalização da trilha teve 99% dos materiais reaproveitados”, destaca a bióloga Teresa Gouveia, coordenadora de Educação do Coral Vivo, que conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Está sendo finalizado o mapeamento físico e biológico dos recifes de coral próximos à Cabrália. Durante o mapeamento físico, foi realizada ação entre a Rede de Pesquisas Coral Vivo e a Rede de Educação Coral Vivo, envolvendo a participação dos alunos do CEPTS e de pescadores locais. O resultado foi o pôster “Recifes de Santa Cruz Cabrália, Bahia”.

“O Projeto Coral Vivo está desde 2004 na Costa do Descobrimento realizando ações para a conservação e uso sustentável dos recifes e ambientes coralíneos. Essa região é uma das mais ricas em biodiversidade marinha do Atlântico Sul”, informa a bióloga Débora Pires, coordenadora de Comunicação do Projeto Coral Vivo e professora do Museu Nacional/UFRJ.

Ação da Rede de Educação Coral Vivo em Cabrália

Ação da Rede de Educação Coral Vivo em Cabrália na Semana do Meio Ambiente

A “Trilha da Restinga ao Mar” está dividida em seis setores como: formação arbustiva fechada pós-praia, vegetação rasteira e fixadora, moitas com clúsia, área com frutos comestíveis, por exemplo. Está localizada na margem da BR 367, na Praia dos Lençóis, em Cabrália (BA). Vale a pena visitar!

Equipe do Coral Vivo: Romário Guedes, Teresa Gouveia, Silvia Gutierre, Débora Pires e Flávia Guebert

Equipe do Coral Vivo: Romário Guedes, Teresa Gouveia, Silvia Gutierre, Débora Pires e Flávia Guebert

Por Redação Coral Vivo.