Patrocínio Oficial

Coral Vivo lança Guia de Consumo Consciente de Pescado da Costa do Descobrimento

A publicação gratuita "Do Mar À Mesa - Guia de Consumo Consciente de Pescado da Costa do Descobrimento" acaba de ser lançada, e está disponível no site do Projeto Coral Vivo. Trata-se de uma publicação da Série Livros do Museu Nacional. O objetivo é mostrar como um consumo consciente traz benefícios para todos, e alertar para a importância da manutenção dos estoques pesqueiros.

“Esperamos contribuir e ajudar também a promover a inclusão social associada à pesca artesanal, criando um novo vetor na cadeia produtiva local, que aproxime os principais atores desse segmento, o pescador e a pescadora, do consumidor final”, destaca a oceanógrafa Flávia Guebert, coordenadora geral do Projeto Coral Vivo, que conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Com 64 páginas, “Do Mar À Mesa” aborda o que são recifes de coral, aspectos históricos da pesca artesanal, diversidade e sustentabilidade do pescado, arte da pesca, pescado da Costa do Descobrimento e sustentabilidade. Foram criadas na publicação categorias para cada condição da espécie, de acordo com seu estado de conservação.

Em verde, estão as espécies abundantes e liberadas para consumo frequente e capturadas de modo responsável, como guaiuba, dourado, olho-de-boi, cioba e ouriço-preto. Estão em amarelo as páginas com espécies que possuem sazonalidade, período de defeso ou estoques que apresentem riscos à sustentabilidade dos recursos, cujo consumo deve ser moderado. Já em vermelho estão as espécies com pescarias insustentáveis, com estoques em declínio ou com algum grau de ameaça de extinção. Os autores são integrantes do Coral Vivo: Carlos Henrique Lacerda, Débora Pires, Flávia Guebert, Teresa Gouveia, Bruno Brauer e Alexandre Oliveira.

Os interessados podem baixar gratuitamente aqui.

Redação Projeto Coral Vivo.