Patrocínio Oficial

Coral Vivo e Praia Limpa realizam, no dia 22, ações de limpeza de praia no Sul da Bahia

Para mobilizar moradores e turistas sobre a importância da redução da chegada do lixo nos oceanos, o Projeto Coral Vivo e o Coletivo Praia Limpa promovem no dia 22 de setembro, às 8h, ações de limpeza em diferentes praias da Costa do Descobrimento (BA). Em Arraial d’Ajuda, serão quatro pontos de encontro: Praia Ponta do Apaga Fogo, Praia dos Pescadores, Praia do Parracho e Praia da Pitinga. Por fim, todo resíduo sólido recolhido será separado, categorizado e pesado. Essa ação faz parte da campanha conhecida como #SemanaMaresLimpos de Limpezas de Praia, promovida pela ONU Meio Ambiente. Os dados vão subsidiar o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, dirigido pelo Ministério do Meio Ambiente.

“Desenvolvemos e vamos distribuir por meio do patrocínio da Petrobras ao Coral Vivo uma série de produtos, que serão úteis aos voluntários durante a ação de limpeza de praias, assim como iremos oferecer materiais aos organizadores de outras áreas”, explica a coordenadora geral do Projeto Coral Vivo, a oceanógrafa Flávia Guebert. E completa: “Precisamos sensibilizar as pessoas para que assumam o compromisso de fazer melhores escolhas na hora de adquirir produtos e também para que estejam atentas ao descarte correto”.

O lixo vem se tornando um problema consideravelmente sério nos oceanos. O Projeto Coral Vivo entende que a reversão desse quadro deve ser encarada como uma prioridade para a conservação marinha. Por isso, está realizando uma série de ações de educação, de pesquisa e de mobilização da sociedade centradas no tema “Lixo Marinho”. As ações previstas do atual patrocínio da Petrobras para o Projeto Coral Vivo estão alinhadas aos objetivos traçados no Programa de Combate ao Lixo Marinho do Instituto Coral Vivo.

Almanaque Recrutinhas

No final das ações de limpeza de praia em Arraial d’Ajuda, serão distribuídos para as crianças exemplares do “Almanaque Recrutinhas”. Trata-se de uma publicação especial que reúne as 36 edições da seção Recrutinhas no informativo “Coral Vivo Notícias”, e outras feitas especialmente. O nome é uma alusão aos “filhotes” de coral, e contém: cruzada, quiz, criptograma, jogo da memória, caça-palavras, desenhos para colorir sobre a fauna marinha, entre outras atividades voltadas para as crianças. Ele tem 40 páginas e foi editado pela coordenadora de Comunicação e Sensibilização do Coral Vivo, Débora Pires.

Sobre o Projeto Coral Vivo

O Projeto Coral Vivo é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e sustentabilidade socioambiental dos ambientes recifais e coralíneos do Brasil. Concebido no Museu Nacional/UFRJ, hoje é realizado por doze universidades e institutos de pesquisa. Está vinculado ao Instituto Coral Vivo, que é o coordenador executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais). Esse documento de pactuação está sendo realizado com a coordenação geral do Cepsul/ICMBio. Além disso, o Projeto integra a Rede Biomar, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Tamar. Todos patrocinados pela Petrobras, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil, trabalhando nas áreas de proteção e pesquisa das espécies e dos habitats relacionados. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.www.coralvivo.org.br.

Redação Projeto Coral Vivo.