Estudantes do sertão piauiense viram o mar pela primeira vez com o Projeto Coral Vivo


11/07/2023


Grupo de 32 adolescentes viajou de Oeiras até Arraial D’Ajuda para mergulhar no Parque Marinho do Recife de Fora
 
Alunos de 12 a 14 anos da rede pública de Oeiras, no interior do Piauí, conheceram o Oceano Atlântico com o Projeto Coral Vivo. No dia 3 de julho, 32 adolescentes e 20 professores estiveram na Base de Pesquisas do Coral Vivo, em Arraial D’Ajuda (BA) para conhecer mais sobre os recifes de corais de Porto Seguro. O grupo, acompanhado pela equipe de pesquisadores e monitores do Coral Vivo, conheceu os viveiros de corais e o mesocosmo, espaço que simula o ambiente marinho no laboratório, e participaram de atividades práticas propostas no livro “Guia do Naturalista do litoral sul da Bahia”, publicado pelo Projeto.
 
Os jovens, alunos da rede municipal de Oeiras, entraram em contato com o trabalho desenvolvido pelo Coral Vivo quando o livro “Grude-Grude” foi adotado como parte do Projeto Educação Ambiental e Saúde, realizado pela Secretaria de Educação, que busca abordar a cada ano escolar uma temática ambiental baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
 
“A Vida na Água” foi o tema da 10ª edição do projeto, que trabalhou em sala de aula “Grude-Grude” e o material de apoio pedagógico desenvolvido pelo Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras. Desde então, outras obras literárias do projeto, como “Mar de Cores” e a “A Teia das Águas”, foram adotadas pelas 28 escolas municipais de Oeiras. Por meio da parceria com o Coral Vivo, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental puderam ter contato com a vida marinha desde cedo, explorando a biodiversidade marinha e os recifes de coral.
 
Com 37 mil habitantes, Oeiras é referência em educação. O desempenho da rede de ensino do município chamou a atenção da UNESCO, que visitou a cidade em 2019 e produziu um relatório sobre as práticas pedagógicas adotadas com os estudantes, entre estas o projeto de boas práticas ambientais.
 
SOBRE O PROJETO CORAL VIVO
 
O PROJETO CORAL VIVO nasceu no Museu Nacional/UFRJ, a partir de pesquisas em recifes e ambientes coralíneos brasileiros. Desde 2006, com o patrocínio da Petrobras, além de parcerias locais e nacionais, passou a atuar junto a vários setores da sociedade, como os órgãos governamentais; as universidades e escolas; os conselhos gestores; o segmento de turismo; os pescadores e os coletivos jovens. O projeto possui uma Rede de Pesquisas com 13 instituições envolvidas e uma Base de Pesquisas e Visitação em Porto Seguro (BA). Suas ações de educação incluem a formação continuada de professores, a edição e difusão de publicações e vídeos de divulgação científica. O projeto tem vários e importantes livros publicados, disponibilizados gratuitamente para download em seu site, alguns deles alvo de ações de adoção extraordinárias por parte de secretarias de educação, além de uma produção científica robusta e internacionalmente reconhecida e referendada.
 
Além disso, o Coral Vivo integra a Rede de Conservação da Biodiversidade Marinha (BIOMAR), junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.
 
O Coral Vivo faz parte também da Rede de Conservação das Águas da Guanabara e Entorno (REDAGUA), que reúne, igualmente, todos projetos apoiados pela Petrobras. A rede tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade, prestação de serviços ecossistêmicos, restauração ambiental, pesquisa, educação ambiental, inclusão social e comunicação na região da Baía de Guanabara e entorno, sendo constituída pelos Projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e Uçá.
 
Nas redes sociais, o Coral Vivo já tem mais de 380 mil seguidores e em seu canal do Youtube veicula uma produção audiovisual diferenciada em termos de sensibilização e conteúdo. Venha mergulhar nessas redes para saber mais e, quem sabe, ser colaborador e apoiador do Coral Vivo: coralvivo.org.br
 
Saiba mais nos links abaixo:

https://globoplay.globo.com/v/11752125/?s=0s

https://www.meionorte.com/noticias/projeto-da-bahia-apresenta-o-mar-para-mais-de-30-estudantes-piauienses-476231 

OUTRAS NOTÍCIAS