Base de Pesquisas (BA)

O Centro de Visitantes e Base de Pesquisas do Coral Vivo está localizado em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro, no Sul da Bahia. Esta base é responsável por todas as ações do Projeto na chamada Costa do Descobrimento, uma das regiões mais ricas em ambientes recifais do país. Lá ficam o Parque Municipal Marinho do Recife de Fora e o Parque Municipal Marinho da Coroa Alta – ambas áreas de proteção integral.

Aberto desde 2005, este foi o primeiro Centro de Visitantes do Coral Vivo. Ele fica dentro do Arraial d´Ajuda Eco Parque, que além de copatrocinar o Projeto, cede o espaço e toda a infraestrutura para a manutenção desta base. Anualmente, mais de 150 mil pessoas visitam o Eco Parque e podem conhecer, sem nenhum custo adicional, algumas das maravilhas marinhas do Sul da Bahia em nosso espaço.

Horário de funcionamento: Visitantes do Arraial ‘d Ajuda Eco Parque podem conhecer o Coral Vivo nos dias de abertura do Parque (veja aqui). É possível também agendar visitas para os dias em que o Parque estiver fechado*:  marque pelo  telefone (73) 3575-2353 (atendimento de segunda a sexta das 8h às 17h).

*O agendamento de visitas é válido para: visitas escolares (turma acompanhada de professores), moradores do Sul da Bahia e visitas técnicas (biólogos, pesquisadores, educadores, lideranças políticas e comunitárias e jornalistas).

 

Atividades

Foto dos viveiros

Viveiros

Dependendo da época do ano, diversas espécies são mantidas em viveiros para pesquisa e visitação, algumas, como os corais-cérebro do gênero Mussismilia, só existem nesta região do planeta. Cada tanque mantém condições estáveis para a vida, crescimento e até reprodução destes animais.

Trilha dos Recifes

Painéis formam uma trilha que ilustram e informam o visitante sobre o que são os recifes e como vivem os corais: como nascem, se reproduzem, se alimentam, formam os recifes e como são a base de toda a vida marinha.

Pesquisa

Cientistas e estagiários desenvolvem pesquisas e monitoram cada espécie de coral para desenvolver ferramentas para a preservação e uso o sustentável dos ambientes recifais do país. Em especial, tem o mesocosmo marinho: um sistema de viveiros especial para estudar o efeito de mudanças climáticas globais sobre os seres marinhos que vivem no Brasil.